O que causa o mau hálito?

Veja quais são as causas da halitose e o que é possível fazer para evitá-la.

Compartilhe

Foto: Divulgação/Freepik.

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um odor desagradável e persistente no ar exalado pela boca. Apesar de normalmente não representar risco à saúde, a condição é incômoda e pode abalar a autoestima de quem sofre com ela. No post de hoje, vamos conhecer as principais causas do problema e o que é possível fazer para evitá-lo. Confira.

O que causa o mau hálito? 

O mau hálito pode ser causado por diversos fatores. Vamos destacar alguns deles a seguir. 

  • Jejum prolongado: quando ficamos muito tempo sem comer, os níveis de glicose em nosso organismo diminuem. Assim, o corpo passa a queimar as reservas de gordura para produzir energia e se manter funcionando. A metabolização de gorduras desencadeia a produção de cetonas, substâncias químicas com odor forte que são eliminadas da corrente sanguínea na forma de gases pelos pulmões.
  • Tabagismo: Uma das principais causas do mau hálito, o tabagismo também traz inúmeros outros prejuízos ao organismo. Os produtos químicos presentes no tabaco, como a nicotina e o alcatrão, fixam-se facilmente aos dentes e aos tecidos moles da boca dos fumantes, deixando o local com um odor nada agradável. Além disso, fumar reduz a produção de saliva, o que pode provocar xerostomia (boca seca) e, consequentemente, halitose.
  • Problemas no aparelho digestivo: Doenças como o refluxo e a gastrite podem causar mau hálito. No caso do refluxo, isso acontece porque a condição faz o ácido gástrico da digestão voltar ao esôfago, causando, além de halitose, ardência na garganta, no peito e no estômago. Já quem sofre de gastrite costuma sentir uma sensação de queimação no estômago, que, em alguns casos, também vem acompanhada de uma digestão mais lenta e de um odor desagradável na boca.
  • Má higiene bucal: A escovação incorreta dos dentes e a não utilização do fio dental pode provocar problemas como cáries e halitose. Quando não higienizamos bem a boca, os restos de alimentos acumulados são metabolizados por bactérias e acabam se transformando nas substâncias causadoras do mau hálito. Pessoas que utilizam prótese ou aparelho dentárias devem reforçar ainda mais a sua higiene bucal, já que o risco dos restos de alimentos se fixarem nesses dispositivos é grande. É por isso que é importante limpá-los conforme as orientações dadas pelos dentistas.

Xô, halitose! 

Para evitar o mau hálito e manter a saúde da sua boca em dia, siga as recomendações abaixo. 

  • Alimente-se de forma regular (de preferência, a cada três horas);
  • Não fume;
  • Se suspeitar de problemas no aparelho digestivo, marque uma consulta com um médico gastroenterologista;
  • Escove os dentes corretamente;
  • Faça visitas periódicas ao seu dentista.

Saiba mais sobre os serviços de Odontologia do Saúde Univates

Atuando nas áreas de endodontia, estomatologia, implantodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outras, os profissionais de Odontologia do Saúde Univates estão preparados para diagnosticar e tratar condições simples (como a halitose) e complexas. Os atendimentos ocorrem em ambientes modernos e acolhedores e cada paciente recebe um tratamento personalizado, de acordo com suas necessidades. 

Você pode agendar uma avaliação com nossos profissionais clicando aqui ou então ligando para (51) 3714-7000, ramal 5688. Também é possível entrar em contato pelo e-mail odontologia.saude@univates.br. Conte conosco para cuidar da saúde da sua boca! 

Por: Lais Pontin Matos

Compartilhe