Saúde Univates, em parceria com o HBB, inaugura um dos maiores laboratórios do Sul do País

O Saúde Univates, em parceria com o Hospital Bruno Born (HBB), inaugurou, nesta segunda-feira, 10, um dos maiores e mais modernos complexos de laboratórios do Sul do Brasil.

Compartilhe

O Centro de Apoio ao Diagnóstico proporciona para toda a comunidade uma nova experiência em saúde: mais integrada, mais digital mais completa, que promove a aproximação entre especialistas técnicos e médicos para diagnóstico mais preciso.

Na solenidade de inauguração, o presidente da Fuvates, Ney José Lazzari destacou o caráter comunitário da Univates do Hospital Bruno Born e a parceria entre as instituições.

“As atividades do curso de Medicina e do Hospital se somam e se complementam na prestação de serviços diferenciados e inovadores para a comunidade. Teremos um desenvolvimento progressivo dos laboratórios e, quando o complexo estiver finalizado, um resultado de um exame que hoje pode demorar até quatro semanas será entregue em quatro dias. Exames que demoravam quatro dias poderão ser entregues em quatro horas. Isso impacta na qualidade de vida e faz a diferença na vida do paciente, que poderá iniciar antes seu tratamento. Em exames bacteriológicos teremos mais precisão em apenas algumas horas para indicar qual o melhor tratamento para aquele paciente”, afirmou.

O vice-presidente do HBB, o médico Marcos Frank lembrou que o hospital nasceu, há quase 90 anos, da união entre católicos e evangélicos. Em 2012, o Hospital buscava implementar programas de residência e a Universidade objetivava realizar um curso de Medicina. Disso surgiu uma parceria e, em tempo recorde, em 2014 iniciaram as atividades do curso, que já é reconhecido.

“A partir disso passamos por um programa de acreditação. Em levantamento da Newsweek, estamos entre os melhores hospitais e, se levarmos em conta apenas cidades com menos de 100 mil habitantes, temos o melhor hospital do Brasil. Poucos hospitais no Brasil podem dizer que tem um andar inteiro com laboratório como o que está sendo inaugurado hoje. Toda parte clínica de patologia passa para outro nível”, disse ele.

O diretor do Saúde Univates, Jairo Hoerlle, afirmou que a parceria do Saúde Univates com o Hospital Bruno Born viabilizou a construção de um empreendimento que trará alta resolutividade, qualidade e atendimento diferenciados, permitindo que diagnósticos clínicos sejam realizados de forma otimizada, que médicos tenham um perfil completo de informações e que pacientes sejam tratados com maior brevidade e assertividade.

“Mais do que uma estrutura grandiosa, esse complexo de laboratórios contribuirá para melhorar a qualidade de vida de pacientes que necessitem de diagnóstico laboratorial. Trata-se do resultado de um bem-querer. Um bem-querer de instituições preocupadas com a saúde e o bem-estar das pessoas. Um bem-querer que almeja antecipar o diagnóstico a partir de exames laboratoriais e permitir que médicos e pacientes encontrem maior conforto para realizarem tratamentos”, afirmou ele

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, disse estar muito feliz em poder falar sobre outras questões relacionadas com a saúde. “Depois de 60 semanas falando apenas em Covid, estamos aqui para falar de um serviço que irá contribuir para melhoria da nossa cidade. O dia de hoje é resultado de uma estratégia de desenvolvimento da cidade que tem a saúde, a área de alimentos e Tecnologia da Informação como suas três principais vertentes. Estamos acertando nessas estratégias de longo prazo e temos um dos melhores hospitais do país e uma das melhores universidades do Brasil, em uma cidade que está entre as melhores do país para se viver”, disse ele.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Isidoro Fornari, autoridades da Univates e do Hospital Bruno Born. Durante todo o dia, o espaço esteve aberto para a recepção das autoridades.

O Centro de Apoio ao Diagnóstico

Os laboratórios do Centro de Apoio ao Diagnóstico ficam localizados no 13º andar do HBB, em uma área de aproximadamente 1200 m2, e resultam de um investimento de R$ 10 milhões, dos quais R$ 4 milhões foram destinados apenas para a compra de equipamentos de ponta, sendo a maioria deles com tecnologia alemã.


A organização arquitetônica possibilita uma maior agilidade e integração dos resultados, acarretando em diagnóstico precoce. As análises são todas realizadas por profissionais formados como médicos patologistas, biomédicos,farmacêuticos e profissionais da enfermagem. São oferecidos mais de mil exames, entre análises clínicas, patologia e biologia molecular para demandas encaminhadas pelo HBB e pacientes externos ao hospital, incluindo pacientes do SUS, e também por meio de convênios.

Saúde Univates e Prefeitura de Bom Retiro do Sul assinam convênio

Também na manhã desta segunda-feira foi assinado o contrato de prestação de serviços que atribui ao Saúde Univates a gestão e contratação de profissionais para atuarem nas unidades de saúde do município de Bom Retiro do Sul. Os profissionais atuarão em parte da rede de suporte à saúde do município prestando serviços de gestão nos programas de saúde, conforme projetos de serviços da Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul. O início da atuação dos profissionais na rede está previsto para o dia 07 de junho. Para isso, o Saúde Univates lançou um edital com 20 vagas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições da Instituição – no link https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-4605 –, a partir das 18h do dia 06 de maio, até as 17h do dia 12 de maio de 2021. Mais informações podem ser obtidas por meio do edital n°02/Fuvates clicando aqui.

Confira as vagas: Agente Comunitário de Saúde (4 vagas), Agente Comunitário de Endemias (2 vagas), Cirurgião(ã)-Dentista (2 vagas), Enfermeiro(a) (2 vagas), Farmacêutico(a) (1 vaga), Fisioterapeuta (2 vagas), Médico(a) Clínico(a) Geral (2 vagas), Médico(a) – Psiquiatra (1 vaga), Técnico(a) em Enfermagem (4 vagas).

Compartilhe