Univates recebe comitiva das áreas de educação e saúde de Nova Mutum

Representantes da cidade mato-grossense realizam visitas aos serviços ofertados pela Instituição e em parceria com a Prefeitura de Lajeado

Compartilhe

Créditos - Rafaela Schneider - Saúde Univates

Por Natalia Nissen/Univates

Representantes das áreas da saúde e da educação de Nova Mutum estão em Lajeado para conhecer os serviços prestados pela Univates e as parcerias desenvolvidas com a Prefeitura de Lajeado. Na manhã da última terça-feira, 14, antes de iniciar as visitas in loco, o grupo participou de uma atividade de acolhida no auditório do Prédio 9 da Universidade do Vale do Taquari – Univates

Do município do Mato Grosso, participam das atividades a secretária de Educação de Nova Mutum, Elena Maria Maass, e a assessora Elinalva Rodrigues de Oliveira, também representando a Educação; a secretária de Saúde de Nova Mutum, Sônia Ávila; a enfermeira Luciane Mayer; e o diretor de operações da Univates em Nova Mutum, professor Guilherme Scheuermann, que participou por videoconferência.

O presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, fez um apanhado histórico da Instituição e da relação com a comunidade regional. Ele também destacou a organização comunitária no município como um diferencial para o sucesso de propostas inovadoras e para o desenvolvimento de Lajeado. 

Segundo o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a antecipação de projetos para a comunidade garante mais transparência na gestão e amplia o campo de discussão das ideias. “Iniciamos esse projeto de planejamento de cidade e foram se abrindo muitas portas. Não são todas as cidades que têm instituições comunitárias, e isso é uma grande virtude nossa. E entendemos que, trabalhando juntos, conseguimos alcançar outros patamares”, ressaltou.

A secretária de Educação de Nova Mutum, Elena Maria Maass, disse que ao chegar a Lajeado percebeu que, além de bonita, a cidade também se mostra muito bem cuidada e organizada. “Estamos muito felizes com a oportunidade de conhecer Lajeado. Ao chegar, já identificamos algumas semelhanças: temos gestores que se preocupam com os pilares de desenvolvimento das nossas cidades. Nova Mutum também é uma cidade muito próspera e em pleno desenvolvimento. Que bom que temos a oportunidade de interagir e fazer essas trocas”, acrescentou.

Após as falas de abertura, a programação seguiu com visitação ao Labrinque ‒ Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca, aos espaços do projeto Laboratório de Alfabetização ‒ Alfabeletrando, aos serviços de saúde da Univates e àqueles operados em gestão compartilhada com a Prefeitura. Na quarta-feira, o grupo participa de atividades relacionadas ao programa Pacto Lajeado pela Paz e de visitas à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) SER ‒ Saber, Educar, Respeitar, no bairro Santo Antônio, e ao Laboratório Univates no Hospital Bruno Born (HBB).

Também participaram do encontro a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Universidade, professora Fernanda Storck Pinheiro; a diretora de Serviços em Saúde da Instituição, Úrsula Jacobs; a secretária de Educação do município de Lajeado, Adriana Vettorello; a coordenadora pedagógica geral da Secretaria de Educação, Roseli Angélica Berté; além de professores e técnico-administrativos da Univates.

 

Univates em Nova Mutum

Nova Mutum está localizada na região Médio Norte mato-grossense e conta com cerca de 48,2 mil habitantes. A extensão territorial é de 9.544 km². O município é destaque nacional na produção agrícola, principalmente de soja, milho e algodão, e na pecuária, sendo a maior produtora de galináceos no Estado.

A aproximação entre a Univates e Nova Mutum teve início em 2017 por indicação de um consultor responsável pelos Planos Diretores de Lajeado e de Nova Mutum. Uma das primeiras ações da Instituição no Centro-Oeste foi a instalação de uma unidade do Unianálises.

Na área da educação, desde fevereiro de 2021 a Univates oferta cursos de graduação a distância na cidade mato-grossense. Em 2023A, a Instituição também começa a ofertar cursos superiores de tecnologia na modalidade semipresencial.

Em parceria com a Prefeitura de Nova Mutum, foram realizadas as atividades do projeto Laboratório de Alfabetização ‒ Alfabeletrando para melhorar o desempenho escolar de alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental do município, que tiveram o desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia de covid-19.

Ao longo de 2022, a Instituição também promoveu formação continuada aos professores da rede municipal de Nova Mutum, o que culminou no Painel de Boas Práticas, realizado em dezembro. Na ocasião, foram apresentadas as práticas exitosas dos professores da rede de ensino.

Compartilhe